sábado, 10 de outubro de 2015

Olá pessoas!! Hoje vou falar sobre um assunto muito importante, o câncer de mama e tumor em cadelas! Mas porque você está falando sobre iss...

Tumor e câncer em cadelas...

4 comentários:
 
Olá pessoas!! Hoje vou falar sobre um assunto muito importante, o câncer de mama e tumor em cadelas! Mas porque você está falando sobre isso Jhenifer? Bom, a alguns dias atrás eu recebi uma triste noticia que a cadela de uma conhecida minha foi diagnosticada com câncer de mama, então resolvi pesquisar sobre esse assunto que de fato é muito importante.
Já que não sou muito experiente (na verdade eu não intendo nada sobre esse assunto) resolvi pesquisar e pedir ajuda, e com muito carinho a Amanda do blog do cachorro permitiu que eu usa-se parte do conteúdo dela para poder explicar um pouquinho a vocês sobre o assunto! Ahh e se você quer saber mais sobre esse e vários outros assuntos sobre a saúde dos pets, dê uma passadinha por lá, é só clicar na imagem ai em baixo!!

Muitas pessoas pensam que tanto os cães quanto os outros animais, são somente bichos criados para a diversão dos humanos, não possuindo doenças ou outro tipo de anomalia, eles estão completamente errados! Os bichinhos também precisam de cuidados especiais seja na saúde ou até mesmo com os sentimentos do pet. Como todos sabem está chegando o dia das crianças, então por favor antes de dar um pet para o seu filhinho cuidar pense bastante tanto no lado bom de ter um pet quanto no lado ruim! 

Acesse: http://blogdocachorro.com.br













Então vamos lá!?

O que é tumor de mama em cadelas?
São nódulos que surgem nas cadelas, principalmente em cadelas mais velhas, é considerado um tumor benigno porque não ocorre a metástase neste tipo de tumor, ou seja, não se espalha para outros órgãos.

O que é tumor de mama e câncer em cadelas?

O câncer ou neoplasia é um tumor maligno que se espalha rapidamente pelo organismo através de um processo chamado metástase, as células cancerígenas se dividem de forma rápida e desordenada e podem atingir vários órgãos. Assim como acontece com as mulheres, é uma doença bastante agressiva e o seu tratamento vai depender do tipo de tumor e a rapidez que o tumor foi descoberto. 

Quais são os sintomas do tumor de mama e câncer em cadelas?
Você precisa ficar atento, pois como acontece com a maioria das doenças, a detecção precoce de câncer de mama em sua cadela é muito importante para que o tratamento do câncer seja efetivo. Por isso você deve sempre ficar muito presente na vida seu pet, examinando sua pelagem diariamente para detectar possíveis anomalias em sua pele.

Mesmo se o caso de sua cadelinha for de um câncer maligno é bastante provável que ela a princípio não demonstre nenhum tipo de sintomas. Como apatia, falta de apetite, estado febril, diarreia ou até mesmo enjoo. O câncer de mama canino é particularmente perigoso, pois é um doença que progride de forma relativamente lenta e silenciosa.

O câncer de mama é considerado o principal tipo de câncer que afeta cadelas em todo o mundo. Como todo tumor, seja ele benigno ou maligno, inicia-se de forma silenciosa, e embora não provoque sinais visíveis em seu estado inicial, quando o câncer está já em um estado mais avançado, existem alguns sintomas bem evidentes. Os primeiros sinais são o aumento do volume das glândulas mamárias, aos poucos vão se formando nódulos que se não forem percebidos logo de início, com o aumento do volume, podem levar a cadela a ter fortes dores, alguns podem até supurar e ficar drenando uma secreção de odor bem fétido.

Como prevenir o tumor de mama e câncer em cadelas?

A prevenção é a melhor saída, para evitar o tumor de mama e câncer, a castração antes do primeiro cio reduz o seu aparecimento em aproximadamente 98% dos casos. E é preciso que a castração seja realizada antes do primeiro cio, pois depois do primeiro cio a eficácia não é tão grande porque a formação de hormônios já ocorreu.

O acasalamento não interfere no aparecimento de tumores, é mito dizer que a cadela que não cruzar tem câncer de mama.

E o diagnóstico de tumor de mama e câncer em cadelas?

Tendo em vista que que os tumores de mama em cadelas, podem ser benignos ou malignos, e basicamente não apresentam sintomas físicos evidentes, o diagnóstico dessa doença é feito, principalmente, por exames clínicos das mamas e exames citológicos do nódulo.

Provavelmente o veterinário irá solicitar inicialmente que se faça um perfil completo do sangue de sua cadela, incluindo um perfil químico no sangue e um hemograma completo, provavelmente, também será solicitado pelo médico veterinário um exame de urina. O diagnóstico também poderá incluir tomografia computadorizada, raios-X de tórax e abdômen, que podrão detectar se ocorreu metástase. É possível que seja necessário realizar uma biopsia da massa do tumor para determinar completamente a sua natureza, pois só assim será possível saber se o tumor de sua cadela é benigno ou maligno. Geralmente, os nódulos linfáticos também serão examinados, e uma amostra pode ser enviada para análise laboratorial.

Depois de uma análise clínica que, tenha sido detectados nódulos na região das mamas da cadela, cabe ao médico veterinário solicitar os exames necessários para investigar qual o estágio e a gravidade da doença para saber certamente qual é a extensão do tumor e a que tipo ele pertence, ou seja, benigno, ou malígno.

Normalmente, o crescimento de tumores de “massas” simples ou múltiplas nas glândulas mamárias é lento, cerca de metade dos pacientes desenvolvem tumores múltiplos. Podendo ocorrer: 

_ Uma perda superficial de tecido na superfície da pele sobre o tecido mamário, frequentemente com inflamação
_ A massa pode se apresentar solta e móvel, o que sugere um comportamento benigno do tumor.

_ A massa pode se apresentar fixada na pele ou na parede do corpo, o que sugere um comportamento maligno ou cancro.

Cerca de 50% das cadelas afetadas por tumor de mama serão diagnosticadas apresentando a conformação benigna de tumores mamários, que podem ser classificados como adenomas complexos, adenomas simples, fibroadenomas e papilomas do duto.

A outra metade das cadelas afetadas por tumores de mama será diagnosticada apresentando a conformação maligna do tumor, que poderão ser osteossarcomas, fibrossarcomas, carcinomas e adenocarcinomas, sólidos císticos papilares, entre outros.

imagem retirada do google image
Qual é o tratamento de tumor de mama e câncer em cadelas?

Se o diagnóstico não apresentar nada significativo, provavelmente será indicado apenas a remoção cirúrgica do tumor de mama. Em caso de tumor maligno após a cirurgia são indicados tratamentos a base de quimioterapia. E por ter relação hormonal, recomenda-se também a castração (ovário-salpingo-histerectomia – OSH).

Sendo benignos o prognóstico é bom, mas caso haja indícios de metástase não têm tratamento, apenas oferecer qualidade de vida para a cadela, por meio de medicamentos que aliviem a dor.

Bom, é só isso e lembre-se de levar sempre seu pet ao veterinário mesmo ele estando bem, pois algumas doença são silenciosas as tornando fatais! E qualquer duvida é só comentar! Ahh e não deixe de visitar o  Blog do Cachorro 



4 comentários:

  1. Por acaso, aqui em Portugal estamos a entrar na minha estação favorita do ano: Inverno! :))
    Obrigada pelo teu comentário!

    Óptimo post de informação sobre este assunto! Continua!
    Beijo *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você ^^
      Que lega! Aqui estamos na primavera!

      Bjaun :3

      Excluir
  2. Que coisa né! Ouvi um noticiário no rádio sobre cancer em animais. Muita coisa para aprender sobre eles. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! Infelizmente essas doenças acabam infectando
      qualquer um. :(

      Bjaun :3

      Excluir