quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Olá pessoas!  Hoje eu vou falar sobre o cio nas cadelas. Á duas semanas atrás a Nina entro no cio pela primeira vez, bom como eu nun...

O cio nas cadelas

Nenhum comentário:
 


Olá pessoas! Hoje eu vou falar sobre o cio nas cadelas. Á duas semanas atrás a Nina entro no cio pela primeira vez, bom como eu nunca tive uma cadelinha antes, não sabia como lidar com essa situação que por um lado é muito chato e pelo outro ajuda um pouco. Resolvi fazer este post para ajudar vocês a lidar com essa situação. Vou logo avisando que algumas das coisas que vou dizer aqui eu vou dizer por experiencia própria, pois e não sei muito sobre os pets por isso sempre escrevo poucas coisas sobre eles. Vamos lá? 

O cio nas cadelas...

O cio nas cadelas nada mais é que um sinal de que as fêmeas estão prontas para reproduzir. Assim como nós humanas, as cadelinhas e gatinhas ficam "naqueles dias". Por isso é que devemos tomar inúmeros cuidados não só para impedir a chegada de novos fofinhos em casa, mas também devemos tomar cuidado com os sentimentos da cadelinha, é elas também podem ficar bem sensíveis nesses dias, mas isso varia de cadela para cadela, umas ficam mais e outras menos.  

Geralmente a cadelinha entra no cio entre 6 a 10 meses de idade. Mas como posso saber que minha cadelinha está no cio? Bom, os sintomas são bem claros sendo eles o: inchaço da vulva e sangramentos, algumas cadelinhas também chegam a sentir cólicas e algumas dores, por isso é bom estar sempre atento! E também a cadelinha aumenta o numero de vezes de fazer xixi, a própria Nina mesmo fica fazendo xixi toda hora durante o cio. O cio dura em torno de 15 a 20 dias, se passar disso é melhor procurar um veterinário, pois pode estar acontecendo alguma coisa com sua cadelinha. 


Com a chegada do cio é importante saber que os machos da vizinhança vão com certeza perceber, alguns quando setem a presença de uma cadela no cio começam a uivar. Pode também acontecer de aparecer novos cães na rua, até mesmo na frente de sua casa. 

É importante saber que as cadelinhas não podem cruzar logo no primeiro cio, pois isso pode prejudicar tanto a cadelinha quanto os seus filhotinhos. Bom, caso queira novos filhotinhos em casa é aconselhável que espere até o fim dos sagramentos, só assim ela estará pronta para a cruza. Mas se não quiser ter novos fofinhos em casa é importante tomar bastante cuidado, pois quando as cadelas estão no cio elas soltam um forte odor atraindo assim os machos, por isso o melhor a fazer é diminuir os passeios na rua com sua cadelinha. Mas se você não tiver muita opção e acabar tendo que levar ela na rua o melhor a fazer é ficar atento e passear com ela presa á corrente, porque os machos dá área com certeza vão tentar assediá-la não sei se é essa a palavra certa mais é por ai. Durante um tempo a cadelinha vai aceitar esses tipos de "assédio", mas quando estiver quase no final do cio ela vai passar a rejeita-los esse também é um bom jeito de saber se ela ainda está no cio. 

Muitas pessoas também perguntam se no cio a cadelinha pode tomar medicamentos ou tomar banhos frios, bom a minha resposta é sim, mas o melhor a fazer é procurar um veterinário antes para poder alerta-la de possíveis danos a pobrezinha.

Exite também um nome para as fases do cio que vou citar agora! 

Proestro: A cadela fica com a vulva inchada e começa a ter corrimentos vaginais; atraindo os machos, mas recusando a cópula.
Estro: É a fase que segue o fim do sangramento do cio, em que a cachorra ainda tem a vulva inchada (e, possivelmente, algum corrimento) e aceita os machos, sendo o período ideal para o acasalamento. Ocorre, na maior parte das vezes, de dez a quinze dias depois do início dos sangramentos da cadela que entra no cio.
Metaestro: É o tempo em acontece a gestação e o parto da cachorra. Muitas cadelas que acasalaram e não foram fertilizadas podem desenvolver uma gravidez psicológica neste período, apresentando todos os principais sintomas da gestação.
Anaestro: Fase em que ocorre o descanso sexual das cachorras, até a chegada do próximo cio.


Se sua cadelinha mora dentro de casa e você quer evitar dela ficar sujando tudo você pode optar por comprar algumas fraldinhas ou calcinhas próprias para cadelas que se vende em qualquer bom Petshop por ai. O valor se varia entre as marcas e tamanho. 

Bom é isso, espero que tenha ajudado em alguma coisa! Se você tiver alguma duvida sobre o assunto é só deixar seu comentário. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário